3 passos para você implementar o programa de partnership na sua empresa
Diversas empresas estão buscando reter seus talentos, para trazer um maior alinhamento de cultura a sua operação e, por consequência, mais resultados. Diversos livros contam histórias de empresas que implementaram a cultura do partnership e tiveram sucesso, como o livro “Sonho Grande”, que conta a história dos três grandes empresários do mercado de capitais brasileiro, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira; e o “Na Raça”, que conta a história de Guilherme Benchimol à frente da XP Investimentos. Para que uma partnership seja bem implementada, é necessário que a empresa faça uma reestruturação societária e que permita o crescimento interno dos colaboradores e de indivíduos que pensem como “donos”. Assim, vamos resumir alguns pontos que você precisa se atentar para implementar a partnership na sua empresa:
Defina seus objetivos:
O primeiro passo para montar seu plano profissional e definir os objetivos do plano, como o percentual de ações ou cotas disponíveis para aquisição dos colaboradores, forma de pagamento etc. Geralmente, nas empresas com plano bem sucedido, os colaboradores têm um fixo pequeno e um bônus agressivo baseado no seu desempenho na empresa.
Transparência:
O programa de partnership só vai funcionar se sua empresa tiver de fato aberta e apta para implementar esse programa. Não basta criar um programa para “inglês ver”. Com isso definido, a visão de longo prazo do seu negócio é fixada na mente dos seus colaboradores.
Tenha a documentação societária bem estruturada:
Afinal, você estará implementando uma política de participação societária na sua empresa. Sócio/acionista não é funcionário, é preciso que seja realizado um bom acordo de sócios/acionistas que possuam alinhamento com o contrato social/estatuto social da sua empresa.
Ora, é preciso definir as regras de entrada e saída da empresa, o plano de opções de compra e venda, os diferentes valuation’s etc.
Assessoria jurídica:
Temos experiência na implementação de programas de partnership. Podemos auxiliá-lo no entendimento dos aspectos legais e contratuais envolvidos em uma sociedade, bem como nos requisitos e critérios exigidos para a entrada e saída de sócios.
Montar um programa de partnership é uma jornada desafiadora, mas com o apoio de um escritório de direito especializado, obviamente se tem mais chance de sucesso.